tag:blogger.com,1999:blog-4918998024881851522024-02-20T16:36:57.073-08:00enquanto dançasjouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.comBlogger84125tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-66133268170072697892012-01-25T21:38:00.000-08:002012-01-27T14:22:56.190-08:00DE LAS ENTRAÑAS: Interstícios dançantes*Por Joubert Arrais
De las entrañas propõe uma questão para pensarmos: como ser dança na relação entre linguagens, em especial, como ser linguagem de dança com a linguagem do cinema? A montagem é livremente inspirada na obra de Almodóvar, com dramaticidade e teatralidade características da estética do cineasta.
Percebo, contudo, que não é, necessariamente, para dançar as cores de Almodóvar, de serjouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-79488024372401013732012-01-16T05:42:00.000-08:002012-01-16T10:14:22.309-08:00Mostra Outras Danças (5º dia) - Tatiana Valente, Robson Jacqué, Luiz Otávio Queiroz & Magno PontesEncerramos aqui o primeiro momento de escritas, com foco na Mostra de Solos e Duos, do Projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia, ação promovida pela Funarte e Secult/SecultFor/Quitanda das Artes, com direção artística de Silvia Moura..
Seguem abaixo os comentários/impressões dos trabalhos Embaraçzada, de Tatiana Valente (Fortaleza/CE); Procura-se MaLu, de Magnos Pontes e jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-62036802610436655422011-12-29T18:00:00.000-08:002011-12-31T16:45:55.578-08:00Mostra Outras Danças (4º. dia) – Alex Santiago, Márcio Reis & Rochele Conde, Andréa Sales, Daniel Pizamiglio, Felipe Araújo e Paulo JoséNa Mostra Outras Danças, no 4º. dia de realização, 15 de dezembro, apresentaram-se Alex Santiago, Márcio Reis & Rochele Conde, Andréa Sales, Daniel Pizamiglio, Felipe Araújo e Paulo José, com propostas orientadas pelos coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia), em mais de um mês de residência no Projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia, projeto este jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-51550435306369105952011-12-19T08:51:00.001-08:002012-02-20T18:06:48.645-08:00Mostra Outras Danças (3º. dia): Monica Lopes, Wanderson de Souza, Zayda Moraes, Karine Sousa e Eduardo GasperinPor Joubert Arrais
O projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia promoveu semana passada a mostra de trabalhos solos e duos, resultantes das residências com os coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia), projeto este promovido pela Funarte e Secult/SecultFor/Quitanda das Artes, com direção artística de Silvia Moura.
Continuo aqui o jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-91804127817834238792011-12-14T14:12:00.001-08:002012-02-20T18:07:25.822-08:00Mostra Outras Danças (2o. dia): Jamille Morais, Dario Albuquerque, Ariana Andrade, Leandro Neto e Fabiano VeríssimoPor Joubert Arrais
O projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia continua com a sua mostra de trabalho resultantes das residências com os coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia), projeto este promovido pela Funarte e Secult/SecultFor/Quitanda das Artes, com direção artística de Silvia Moura.
Nesta mostra, o movimento é perceber as montagens enquanto jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-77707691551999485902011-12-13T03:41:00.001-08:002011-12-29T18:45:25.311-08:00Mostra Outras Danças (1o.dia): Roberta Bernardo, Fátima Muniz e Vianna JúniorPor Joubert Arrais
O projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia começa esta semana as apresentações de trabalhos resultantes das residências com os coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia), projeto este promovido pela Funarte e Secult/SecultFor/Quitanda das Artes, com direção artística de Silvia Moura.
No primeiro dia, 12 de dezembro, foram jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-26169496706174102232011-12-03T12:14:00.000-08:002011-12-04T15:21:51.959-08:00Secult é só descaso com a Cultura no CearáNo começo do ano de 2011, escrevi palavras esperançosas sobre a nova gestão da secretaria de cultura do estado, num texto crítico de retrospectiva do que aconteceu neste ano para/com a dança no Ceará: Que nome nós é próprio na Dança?
Talvez por acreditar que, mesmo com os níveis baixo de comprometimento, a classe artística havia conseguido ganhos consideráveis, como um edital mais próximo, ou jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-55262758418760237152011-11-17T05:49:00.001-08:002011-11-27T17:39:43.638-08:00Precisamos de eventos de dança que qualifiquem as relações entre obra, artista e públicoO Festival Contemporâneo de Dança, que começou no início do mês de novembro, apresentou uma programação enxuta, focada no fortalecimento das relações que já vem estabelecendo desde a primeira edição, em 2008. Na edição 2011, foram treze dias com apresentações inéditas como também a participação de artistas que figuraram nas edições anteriores, estabelecendo, assim, uma relação de continuidade tãojouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-67521395559101066322011-10-27T09:59:00.001-07:002011-10-28T04:05:45.699-07:00O movimento é pensar as muitas histórias da dançaNa oitava Bienal Internacional de Dança do Ceará, que teve inicio semana passada, o movimento é fazer o público pensar as muitas histórias da dança. Nos seus quinze anos de existência, o evento cearense traz na programação obras autobiográficas ou que versam sobre a memória de quem dança.
Como é o caso do espetáculo CEDRIC ANDRIEUX, do coreógrafo francês Jerome Bel, apresentado no último jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-4574058035846587552011-10-22T05:38:00.000-07:002011-10-22T09:41:56.360-07:00Um corpo que diz uma dança que fazEm 2009, não pude assistir a obra Maneries, de Luiz Garay e Co. Buenos Aires, dançada em solo e co-criada por Florencia Vecino, na quarta-feira (19), no Teatro Sesc Senac Iracema, pela Bienal de Dança do Ceará. Mas não foram poucos os bons e excelentes comentários quando soube que haveria uma segunda apresentação por aqui.
Curiosamente, desde o ano passado, acabei por assistir trechos dessejouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-90891709229241770472011-10-20T09:54:00.000-07:002011-10-21T05:44:18.315-07:00Que danças serão lembradas? E esquecidas?<>
Não consigo lembrar muito bem as minhas primeiras danças, quero dizer, não consigo lembrar as danças que assisti antes mesmo de querer dançar. Por que lembrá-las? Ou melhor, por que as esqueci?
Quando decidi morar em Lisboa, eu tinha uma vontade: assistir um espetáculo de Pina Bausch. Mas no ano que decidi ir, 2009, ela faleceu meses antes da minha partida. Recentemente, no entanto, tivejouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-57542996062304635752011-10-14T05:25:00.000-07:002011-11-27T17:25:09.028-08:00INTEMPESTIVAS # 01 / BEIJO DE LÍNGUA: Dos nomes que lhes são próprios? *<>Relembrando....<>Tem gente que acredita: coincidência é ação divina.
De outro modo, o mesmo nome não é a mesma coisa,e nem tudo é à toa ou quase tudo não é à toa.
Na última Bienal de Par Em Par, ano passado, os jovens cearenses Pizamiglio, Pires e Mouramateus dançam “Cavalos” pelo CirculaDança. Já a intérprete e criadora em dança Michele Moura, de Curitiba/PR, do Coletivo jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-77879751105593383642011-09-22T06:04:00.000-07:002011-09-27T16:23:57.769-07:00Danças que pedem outros dizeres críticos<>
Dois trabalhos, em cartaz no Quinta Com Dança de setembro, no Teatro do Dragão do Mar, convocam uma atenção especial. Dizeres Operários traz no nome sua questão, que é fazer ver aos nossos olhos a rotina de homens e mulheres que trabalham numa fábrica de sapatos. O outro é Negrume que, na cena, assume seu interesse pelo ambiente afrodescendente cearense, onde dançam três jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-40618001448229278862011-09-15T19:14:00.000-07:002011-09-16T11:27:21.522-07:00Como dançar uma dramaturgia modal? (Por Elano Chaves)<>
No espetáculo Sim: Não: Talvez, do Núcleo de Doc-Dança da Artelaria Produções, apresentado no segundo trimestre de 2011, na capital cearense, o que fica mais forte é a mistura em vários sentidos: de ambientes domésticos com cena, do público com dançarinos, do texto falado que se repete, resignifica e varia, nas idas e vindas do amor, e como lidamos com isso.
“Era uma vez, outra vez a jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-70842996306109050192011-09-09T03:28:00.000-07:002011-09-09T14:12:59.965-07:00Uns dias e horas com Ma vie * (por Eveline Nogueira)<>
Falar sobre uma obra certamente não constitui tarefa fácil e, até então, só fizera tal ação em meus diários pessoais, registros que costumo fazer sempre que sinto necessidade de colocar em palavras algumas sensações suscitadas enquanto espectadora. Esta tarefa de exercício de crítica mais elaborada, porém, configura-se num desafio interessante ao qual me lanço. Voltemos, então, o tempo jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-58831749979556490542011-07-28T04:45:00.000-07:002011-07-29T03:00:44.695-07:00Pedras d’Água 2011: Rua da Mouraria (58 passos até entrar na Vila)<>A performance 58 passos até entrar na Vila, concebida e dançada por Ibon (Salvador) e Lu(ciana Chieregati), que juntos articulam o Coletivo Qualquer, demandou-nos uma outra disponibilidade. Movimento de visibilidades e invisibilidades, o perder de vista para novamente encontrar e os encontrar em outro movimento, no anoitecer ainda à luz do sol do verão em Lisboa, nos dias 7jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-13889865740573318632011-07-23T04:00:00.000-07:002011-07-23T04:18:12.197-07:00Pedras d’Água 2011: Esquina do Capelão com a Rua João do Outeiro<>
Dancar à esquina, assim o fez Inês Ferreira em Esquina do Capelão com a João do Outeiro, no Festival Pedras d'Água 2011, no inicio deste julho que já estar a findar. Sempre às 13 horas, era o horário do encontro. Percebi e percebo que, nesse movimento com a cidade, estar com Inês foi dançar à esquina, ser esquina com Inês, com a rua, com quem passava, com que ia, com quem vinhajouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-47546345875492587672011-07-16T08:41:00.000-07:002011-07-20T05:25:00.991-07:00Pedras d'Água 2011: Beco do Jasmim<>
Desde janeiro, Lyncoln (Diniz) habita um espaço nas entranhas do bairro da Mouraria e quando dançou Beco do Jasmim - uma proposta de movimento, durante o Festival Urbano Pedras d’Água 2011, sempre às 15 horas, ficou claro que ali era a culminância de um trabalho de fundo, cotidiano, permeado pelo trabalho com crianças que realiza junto ao c.e.m.
fotos: Joubert Arrais.
Não sójouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-10689821973239033482011-07-14T12:01:00.000-07:002011-07-14T12:09:59.545-07:00Pedras d'Água 2011: Largo da Severa<>
IN, de Valentina Parravicini, foi dançado no Largo da Severa, no bairro da Mouraria, pontualmente às duas horas da tarde, durante o Festival Urbano Pedras d'Água 2011, que aconteceu em Lisboa, nestes meados do mês de julho. Estive lá com ela a dançar em dois desses dias, dois momentos onde a escrita criou um fluxo de uma redundância permeante.
Fotos: Joubert Arrais.
jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-62813218678119995842011-07-13T03:32:00.000-07:002011-07-13T05:08:12.109-07:00Pedras d'Água 2011: Chafariz do Benformoso<>
Uso de um espaço público para uma instalação artística, entre os bairros da Mouraria e do Intendente, por onde passam muitas pessoas diariamente. Foi a proposta da instalação BAFATÁ, PORBANDAR, INHACA, DHAKA, CHAFARIZ DO BENFORMOSO, de Ana Estevens e Carolina Höfs no chafariz da rua Benformoso.
Nas paredes do chafariz e também no chão, e em outras paredes do entorno, jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-61015518737699332772011-06-16T14:44:00.000-07:002011-07-15T05:56:18.333-07:00Mostra evidencia criação em dança<>
Para ser movimento, o corpo precisa dançar. Quando isso acontece no plural, ou seja, muitos artistas juntos partilhando a dança do outro. Mas para isso acontecer, ser possível acontecer, é extremamente importante a existência de espaços para experimentação artística, onde seja possível:
ARRISCAR IDÉIAS EM PROCESSO,
TESTAR HIPÓTESES NO CORPO E NA CENA,
DESCOBRIR OUTROS MODOS DE MOVER O jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-50860203422068062932011-05-25T10:29:00.000-07:002011-05-25T10:31:15.681-07:00A dança-rasga-saco com os hífens que ainda a restam da mistura que faz - Sambarroxé por Jorge Alencar<>
AMANHÃ, 26 DE MAIO, ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO SOLO EU DANÇO SAMBARROXÉ, ÀS 20 HORAS, NO TEATRO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR, PELO PROJETO QUINTA COM DANÇA
<>
Ainda na fase experimental da pesquisa, apresentei a performance "Sambarroxé - um experimento bruto" em junho de 2009 no II Encontro Interação e Conectividade, promovido pelo Grupo Dimenti (Salvador/BA), na capital baiana.
Na ocasiãojouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-1696352139829731372011-05-09T09:48:00.001-07:002011-05-09T09:50:54.888-07:00Curso/Apreciação de Arte: A crítica e a dança<>
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=977679 (versão online)
http://virtual.diariodonordeste.com.br/eds/2011/05/09/D/paginas/pdf/D6.pdf (versão impressa)
<>jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-49678013907675040762011-05-06T06:52:00.000-07:002011-05-07T12:39:44.616-07:00Curso estimula o olhar crítico e estético para obras coreográficas produzidas no Nordeste brasileiro<>FORTALEZA, Assessoria CCBBNB, 04.05.2011
O artista, pesquisador e crítico de dança Joubert Arrais ministrará o curso “Coreografias nordestinas – obras e contextos”, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), no período de 10 a 13 deste mês (de terça a sexta-feira da próxima semana), de 14 horas às 17 horas.
Gratuitas, as jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-491899802488185152.post-59879780075640300542011-04-28T07:22:00.000-07:002011-04-28T15:40:22.319-07:00SÓ PODEMOS DANÇAR SE ESTIVERMOS EM MOVIMENTO - um manifesto para outros manifestos<>
Assim como este manifesto, para este dia 29 de abril de 2011, Dia Internacional da Dança, a capital Fortaleza e o estado do Ceará estão diferentes.
Isso porque a dança cearense não é mesmo só a capital, digamos bem o que está acontecendo em Itapipoca, Paracuru, Juazeiro do Norte, Trairi, já há um bom tempo.
Precisamos urgentemente convocar para nossas danças aquilo que nos afeta no jouberthttp://www.blogger.com/profile/10940395552739298017noreply@blogger.com0